terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Prefeitura do Rio instala sirenes para alertar moradores sobre temporais.

RIO - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou que esta semana serão instaladas sirenes em comunidades para alertar em caso de chuva forte. A primeira a receber esse tipo de equipamento será o Morro do Borel, na Tijuca, na próxima sexta-feira. Ao todo, serão 60 instaladas ao longo das próximas semanas. As sirenes só serão acionadas em caso de alerta máximo. Em Areal, na Região Serrana do Rio, um aviso sonoro para que os moradores deixassem suas casas pode ter sido fundamental para que a cidade não registrasse uma só morte na semana passada .
Paes informou ainda que há 1.875 agentes comunitários com celular para receber alertas da Defesa Civil por SMS (torpedos) e disseminar a informação em 25 das 117 comunidades em áreas de alto risco . Além disso, 117 presidentes de associações destas favelas já estão com esse celular e uma radiografia da comunidade apontando as áreas de alto risco.
- Os presidentes de associações de moradores conhecem suas áreas como a palma da mão. E esses agentes comunitários cobrem uma área em que estão a metade dos imóveis do Rio em áreas de risco - afirmou o prefeito, ressaltando que a cidade tem, de acordo com levantamento da Geo-Rio, 18 mil imóveis em áreas de risco.
O prefeito anunciou que o sistema é confiável, mas ainda vai ser melhorado. Eduardo Paes assegurou que, no verão de 2012, a capital terá um sistema tão bom quanto o de qualquer cidade australiana. Trata-se de um software que está sendo desenvolvido pela IBM denominado Programa de Meteorologia de Alta Resolução (PMAR). Com ele, a cidade vai saber se vai chover forte com 48 horas de antecedência.
- O PMAR vai se basear em informações de satélites da Nasa, em nossos satélites, no nosso radar e no banco de dados da Geo-Rio - explicou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário